Independência financeira: comece já a correr atrás da sua!

A maioria de nós já sonhou, em algum momento, ser financeiramente independente, morar sozinha e alçar os próprios voos, não é mesmo? Mas, apesar de parecer algo inalcançável, essa é uma realidade que pode não estar tão longe assim. No entanto, esse é um grande passo que implica em uma série de outras decisões. A principal delas é, com certeza, organizar as finanças com inteligência e assertividade para não passar sufoco lá na frente.

 

Organizar-se é imprescindível e a dica nessa primeira etapa é olhar para todas as suas dívidas e repensá-las. Nessa nova etapa, caberá apenas a você o pagamento das contas e, por isso, de nada vai ajudar já iniciar esse processo com um monte de dívidas à tiracolo. Analise as suas finanças, os débitos em aberto e faça um esforço para quitar essas dívidas o quanto antes, priorizando aquelas que são mais caras, ou seja, que possuem juros maiores.

 

Faça um orçamento detalhado com todos os seus gastos atuais e provisione o que será necessário para concretizar a mudança, seja de casa, de apartamento, etc. Coloque no papel todas as despesas, com mudança, novos itens domésticos como móveis ou eletros e inclua até as pequenas compras do dia a dia como, por exemplo, os cafés e refeições que você costuma fazer fora de casa.

 

Ter uma reserva de emergência também é fundamental não só nesse período de transição, mas para todos os outros. No entanto, é preciso entender que dinheiro parado não rende e, atualmente, por conta das taxas de juros, no Brasil, a poupança  não é o melhor local para alocar esse recurso. Esse dinheiro precisa estar à mão para eventualidades e o melhor é escolher alguma aplicação que priorize a liquidez diária e possa ser sacado com facilidade, mas que tenha uma rentabilidade mais atrativa..

 

Disciplina

Mantenha seu orçamento sob controle e cumpra uma regra antiga, mas que muitos ainda não conseguem levar adiante: sempre gaste menos do que você ganha.

 

Mudança de Hábitos

Força de vontade para mudar hábitos e fazer escolhas inteligentes na sua vida financeira significa alcançar com muito mais rapidez o seu objetivo de morar sozinha ou ser financeiramente independente, só depende de você!

 

Luciana Ikedo

@lucianaikedo

Assessora de investimentos, especialista em finanças e educadora financeira com 24 anos de experiência nas áreas e certificações CFP® e CPA 20.  Possui MBA internacional em Gestão Empresarial pela FGV, em International Strategic Business Leadership Paths to the Future pela Universidade de Ohio (EUA) e MBA em International Business Immersion, pela Universidade de Tampa, Flórida (EUA).



Deixe uma resposta

Top